Investigações / Investigations

O Sopro e a Forma: série que investiga a técnica do nanquim soprado (nanjing breath), que consiste do gotejamento e sopro do nanquim sobre o suporte, a fim de constituir as formas desejadas. O conteúdo trabalhado vai desde formas abstratas até figurações de temas religiosos, vegetais e humanos.

Gênesis: série que investiga uma mistura das técnicas da pintura de campo de cor com o minimalismo, especificamente atentando para as propriedades do preto e de sua relação com outras cores. O conteúdo de cada obra desta série diz respeito a uma entidade ou propriedade necessária para a existência do mundo ou a alguma consequência das mesmas (como tempo, espaço, simetria, leis etc).
Espírito Áureo: série que investiga uma mistura das técnicas da pintura de campo de cor com o minimalismo, especificamente atentando para as propriedades do dourado, em seus vários tons, e sua capacidade de divinizar objetos. O conteúdo dessa série se constitui de uma crítica aos valores estéticos, éticos e religiosos da sociedade contemporânea. 
Texturas Abstratas: série abstrata em construção que investiga as diferentes texturas possíveis de serem obtidas com as diversas tintas, solventes, instrumentos e outros materiais.




Arte Efêmera: série em construção de obras de arte não permanentes.


Faces do Mal: como, supostamente, o mal tem muitas faces, essa série investiga as suas formas pictóricas de representação, com a força apenas das cores e de poucas formas simples. O objetivo é evocar no fruidor a sensação de que se está na presença de uma das facetas do mal. Independentemente de se o mal existe sob a forma de uma essência unificada, a relevância da pesquisa está em compreender a relação que as cores, em reduzidas formas e com diversos materiais e suportes, têm com os sentimentos e com a apreensão de conceitos valorativos (como mal ou bem). Essa investigação está no domínio da pintura do campo de cor.



Heresias da Arte - Reapropriação: esta série de arte conceitual investiga o conceito de reapropriação. Ela consiste de pequenas ou grandes intervenções em obras de outros artistas, com a finalidade de questionar quais são os limites da autoria no mundo da arte. Em todo caso, alguma parte da obra original sempre é preservada, como uma parte da assinatura, uma textura utilizada ou mesmo algumas de suas cores. A dúvida é saber o que é suficiente para determinar a autoria. Pretendo aqui, artisticamente, mostrar que nenhuma das condições normalmente utilizadas é satisfatória. Esta série é uma heresia em arte, pois apagar parte ou totalmente o trabalho artístico de outro é considerado impermissível. Queremos explorar os limites dessa impermissibilidade e questionar os usos aceitáveis das pinturas pelos colecionadores de arte.




Muros do Brasil - Ideológica: esta série de fotografias visa a apreender as pinturas ou grafites realizados em muros e paredes do Brasil que têm cunho ideológico ou que possa ser reduzido a uma ideologia ou conflito entre ideologias. Nem sempre as ideologias defendidas refletem as teorias defendidas por mim, mas elas sempre expressam os ideais daqueles que as pintaram. O interessante aqui é que os muros, de apreciação pública, são utilizados tanto como expositores de galerias quanto como outdoors propagando mensagens, com a intenção de apresentar uma arte crítica, seja qual for a ideologia.



O Fardo do Artista: esta série visa a apresentar de modo pictórico oa maiores problemas conceituais e práticos, enfrentados por artistas na criação de suas obras. Pelos, insetos, cinzas de cigarro, pedaços de moldura etc. são alguns dos objetos utilizados para desenvolver trabalhos, que introduzem tais problemas de modo esteticamente intrigante.